A primeira geração do famoso “es-té-chee” apareceu-nos em 1994. Este foi também o ano em que o Impreza entrou pela primeira vez no Campeonato do Mundo de Ralis.
subaru impreza

No entanto, a versão de estrada apresentava um motor turbo de quatro cilindros, que era suficiente para produzir cerca de 160 kW (218 cv). Claro que, como em todas as gerações, a tração às quatro rodas era a norma. Os fãs tiveram de esperar até 2001 para a segunda geração. A principal mudança foi que o sedan de duas portas deixou de ser produzido. A montadora também introduziu uma versão WRX (dois litros e 227 cavalos) e uma versão WRX STI (2.5 e 300 cavalos). O carro teve duas fases de rejuvenescimento ou facelift logo de início.
volant Subaru
Uma, em 2004, envolveu os faróis e a outra o painel frontal. O maior “boom” ocorreu em 2007 com a geração número três. Uma das primeiras grandes mudanças foi o facto de o novo Impreza ter sido apresentado também como um hatchback. O segundo passo muito significativo foi o facto de estes automóveis também “terem” motores a diesel, embora a versão topo de gama tenha evitado o diesel por um arco (felizmente). Tivemos de esperar 3 anos após a introdução do hatchback para a berlina.
No entanto, os clientes podiam agora escolher entre dois modelos de desempenho no WRX (227 e 265 cv), sendo que a opção mais cara era novamente o “es-té-í”, com nada mais do que um motor de dois litros e meio e um turbo, e nada mais do que trezentos cavalos de potência. A versão desportiva abandonou gradualmente o nome Impreza com a geração seguinte e, por isso, é agora produzida apenas como Subaru WRX STI. Para além disso, o motor de quatro cilindros regressou sob o capot, mas nada mudou em relação à potência da máquina. A manada de cavalos de potência manteve-se completa. Naturalmente, com os novos modelos vieram muitas modificações nas unidades de direção, suspensão, diferenciais e uma série de outros componentes. Infelizmente, a última geração já tem uma série de detractores que dizem que estes carros não têm nada em comum com os três primeiros e já não são a gloriosa lenda do rali numa estrada normal.